data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Uma massa de ar seco e frio espantou a chuva e fez a temperatura cair no amanhecer desta quarta-feira na Região Central. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até temperatura negativa foi registrada em cidades da região por volta de 7h: -0,4ºC em São Gabriel e -0,7ºC em Tupanciretã. Em Santa Maria, a mínima ficou em 0,4ºC. De acordo com os registros da Baroclima meteorologia, São Gabriel ficou entre as 10 temperaturas mais frias de todo o Estado. Santana do Livramento, na região da fronteira com o Uruguai, teve mínima de -2,8ºC.
VÍDEO: aumentam casos de coronavírus nas regiões periféricas de Santa Maria
Veja as mínimas registradas na região:
- Caçapava do Sul: 1,5ºC
- Cruz Alta: 0,2ºC
- Santa Maria: 0,4ºC
- São Gabriel: -0,4ºC
- São Vicente do Sul: 1,4ºC
- Tupanciretã: -0,7ºC
A temperatura mais baixa do ano foi registrada em 15 de julho, quando o termômetro chegou a -1,8°C em Santa Maria. No mesmo dia, São Gabriel registrou -2,1ºC.
A queda nas temperaturas durante esta semana é causada por uma uma massa de ar seco e polar. Ao longo do dia, a região deve ter sol e tempo firme. A previsão indica que a temperatura não deve passar dos 13ºC em Santa Maria pela tarde. Na quinta-feira, o frio continua e a previsão indica mínima de 2ºC e máxima de 17ºC. Até o final de semana, as temperaturas sobem novamente: no sábado e domingo as máximas chegam a 26ºC e 27ºC, respectivamente.